Confira as conquistas deste GDF no primeiro semestre do ano.
O 'Dia Nacional da Saúde'é comemorado no dia 5 de agosto, em homenagem ao nascimento do sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. E a Secretaria de Saúde celebra a data mostrando os avanços nos serviços oferecidos para a população do Distrito Federal.
De janeiro a julho deste ano, o Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu 10,8 mil elogios – desses, 5,2 mil foram destinados à rede pública de saúde, o que representa 48,85% de todos os elogios recebidos.
O secretário de Saúde do GDF, Juracy Lacerda, enfatiza que o tempo é crucial para o atendimento de pacientes diagnosticados com a doença. “No início da minha gestão, tínhamos 900 pacientes aguardando, e um tempo médio de 74 dias para que fossem atendidos. Com a elaboração da linha de cuidado e algumas ações internas, conseguimos, antes mesmo da implementação do programa, reduzir de forma significativa a lista e o tempo de espera”, disse.
Gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), o Hospital de Base (HBDF) está oferecendo mais serviços de alta complexidade.
A oncologia clínica do hospital foi ampliada e conta com 11 novos consultórios, e um moderno angiógrafo foi instalado no setor de hemodinâmica.
Atenção Primária e dengue
De janeiro a junho, as unidades básicas de saúde (UBSs) realizaram mais de 2,1 milhões de atendimentos.
Desse total, 302,9 mil foram de saúde bucal. Os números reforçam a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) como a principal porta de entrada do SUS.
Segundo o boletim epidemiológico mais atual, os casos de dengue do primeiro semestre de 2025 diminuíram em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 272,3 mil casos prováveis da doença. Ao passo que em 2025, no mesmo período, foram 8,7 mil casos – uma redução de aproximadamente 97%. Desde janeiro de 2024, uma força-tarefa composta por 11 órgãos do GDF está ativa, coordenando iniciativas de prevenção e controle da dengue em todo o Distrito Federal.
AVC no Quadrado
Em maio deste ano, a Secretaria de Saúde lançou o projeto 'AVC no Quadrado', iniciativa para ampliar o atendimento a pessoas vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de oferecer mais uma técnica avançada para o tratamento – o foco é reduzir tanto a mortalidade quanto as sequelas em pacientes.
A trombólise endovenosa passou a ser oferecida também nos Hospitais Regionais do Gama (HRG) e de Sobradinho (HRS), além do HBDF.
A técnica consiste na administração de medicamentos para dissolver o coágulo sanguíneo que bloqueia a artéria afetada, restaurando a normalidade da circulação no cérebro.
Saúde mental
A Secretaria de Saúde criou um cartão de crise para melhorar o atendimento a pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O documento impresso reune informações essenciais do usuário para o manejo da crise, como nome completo, contatos pessoais e medicamentos em uso.
O intuito é que o paciente do CAPS tenha um atendimento mais ágil, seguro e eficaz em situações de crise psíquica. A adesão é voluntária.