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PISTA DE CORRIDAS TRADICIONAL: Autódromo Internacional Nelson Piquet já tem maior parte das obras concluídas

Publicada em: 14/09/2025 11:18 -

A última corrida oficial no autódromo aconteceu em 2014.

 Desde então, a pista permaneceu fechada, e a estrutura se deteriorou ano após ano...


O Autódromo Internacional Nelson Piquet, localizado no Setor de Recreação Norte de Brasília entrou em fase final de revitalização.

 

Com 65% das obras concluídas, a pista deve reabrir nas próximas semanas com previsão de sediar uma corrida da ‘Stock Car’ em 30 de novembro, marcando o retorno oficial do circuito após mais de 11 anos de inatividade.

Drone mostra a evolução da obra do Autódromo de Brasília - #1 - YouTube

 

História

Durante as décadas de 1980 e 1990, o autódromo foi palco de provas marcantes e grandes eventos, como Fórmula 3, Fórmula Truck, motovelocidade, corridas de Turismo e diversas etapas da Stock Car.

 

Em 1995, passou a carregar oficialmente o nome de Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores ídolos do automobilismo nacional, nascido em Brasília.

 

As novas mudanças

Desde a sua criação, o circuito conta com seis curvas na área norte, que equivalem a 1,74km, e mais seis curvas na área sul, que correspondem a 2,45km totalizando aproximadamente 4,2km de pista, com a maior reta chegando a 750m.

 

Um traçado técnico, de média para alta velocidade, que já desafiou nomes consagrados do automobilismo brasileiro e internacional.

A pista original contava com dois traçados, uma entrada para os boxes, a largura total da pista era de 14m, não tinha caixa de brita e a divisão dos setores da pista se dava em: setor 1 (curvas 1 a 4), setor 2 (curvas 5 a 8) e setor 3 (curvas 9 a 12).

 

Com a revitalização, o autódromo terá 16 curvas, sendo nove para a direita e sete para a esquerda, seis traçados, duas entradas para os boxes, que estarão conectados a pista principal e ao anexo, com mais de 40 boxes a largura da pista aumenta para 15m na largada e 14m nos demais trechos, seis caixas de brita, divisão dos setores da pista ficaram sendo: setor 1 (curvas 1 a 4), setor 2 (curvas 5 a 10) e setor 3 (curvas 11 a 16). Quando terminado, o traçado principal terá 5.348m. 

 

Silêncio e abandono

A última corrida oficial no autódromo aconteceu em 2014. Desde então, a pista permaneceu fechada, e a estrutura se deteriorou ano após ano. 

 

Um dos episódios mais polêmicos foi o cancelamento de uma etapa da Fórmula Indy em 2015, que chegou a ter obras iniciadas, mas acabou sendo suspensa dias antes da realização, deixando a cidade com prejuízos e obras inacabadas.

 

O abandono gerou frustração entre fãs, pilotos e moradores da capital. Por anos, o autódromo foi lembrado como um símbolo da decadência do esporte a motor no Distrito Federal.

 

Rumo à retomada

O anúncio da retomada oficial, realizado no dia 8 de agosto de 2025, foi feito pelo atual governador, Ibaneis Rocha, junto com o piloto de fórmula 1 Gabriel Bortoleto, que visitou a cidade no seu recesso da temporada.  

Agora, com a revitalização em andamento e um calendário já sendo projetado, a expectativa é de que o autódromo não apenas volte a funcionar, mas se torne novamente um centro esportivo de referência.

 

A nova estrutura atenderá aos padrões da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e poderá receber competições de diversas categorias, incluindo: Stock Car, MotoGP, Drift e Truck.(*Fonte:JBr)

 

 

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