No mês de aniversário da capital federal, o espaço celebra dois anos de história como símbolo do potencial do cerrado com programação que inclui lançamento de rótulo exclusivo.
Brasília, conhecida por sua arquitetura icônica e relevância política, vem conquistando um novo espaço de destaque: o cenário vitivinícola.
Em apenas dois anos de existência, a Vinícola Brasília já se firmou como um dos grandes símbolos da produção de vinhos no país, acumulando premiações nacionais e internacionais e projetando o Distrito Federal como um novo polo do setor.
Como parte das celebrações dos 66 anos da capital, a Vinícola Brasília preparou uma programação especial que também marca seus dois anos de história.
A proposta é convidar o público a brindar Brasília com experiências que unem vinho, música e gastronomia em um ambiente que valoriza o estilo de vida ao ar livre.
A festa começa nesta segunda-feira (20), com o lançamento de um rótulo especialmente criado para os 66 anos de Brasília.
O primeiro espumante de Chenin Blanc da vinícola Marchese, elaborado pelo método tradicional e com colheita de inverno já nasceu premiado, conquistando medalha de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil antes mesmo de chegar oficialmente ao mercado.O rótulo de espumante criado para os 66 anos de Brasília já chega ao mercado premiado
Projeto coletivo
Inaugurada em abril de 2024, a vinícola nasceu da união de dez famílias produtoras — Alto Cerrado, Boa Vista da Mata, Casa Vitor, Ercoara, Horus, Marchese, Miro, Monte Alvor, Oma Sena e Villa Triacca —, que decidiram transformar uma paixão em projeto coletivo.
Vindos majoritariamente da Região Sul nas décadas de 1970 e 1980, esses produtores encontraram no Cerrado condições ideais para o cultivo da uva, especialmente com a técnica da dupla poda e colheita de inverno.
O resultado desse trabalho colaborativo é expressivo.
Em pouco tempo, a vinícola já soma mais de uma centena de premiações, reforçando a qualidade do terroir brasiliense e a capacidade da região de produzir vinhos de excelência.
“Estamos fazendo 50 anos em 5”, resume Ronaldo Triacca, um dos representantes do setor e diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (ANProVin), ao destacar a velocidade de evolução da produção local.A proposta da Vinícola Brasília envolve sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico
Mais do que números, o sucesso da vinícola também carrega um forte significado simbólico: o empreendimento surgiu como um presente para Brasília, que neste mês celebra mais um aniversário.
A proposta vai além da produção de vinhos, envolve sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico, com práticas como reaproveitamento de água e preservação da vegetação nativa.
“O Governo do Distrito Federal tem atuado de forma estratégica para impulsionar o enoturismo, com a criação de um grupo de trabalho que reúne diversos órgãos e parceiros do setor produtivo. Essa integração tem sido fundamental para estruturar iniciativas como a Rota da Uva, que valoriza nossos produtores, fortalece a economia local e posiciona Brasília como um novo destino de experiências ligadas ao vinho e ao turismo rural”, destaca o secretário de Turismo interino, Bernardo Antunes.
Para quem vive o dia a dia da produção, o crescimento é também emocional. A produtora Isabella Bonato, da vinícola Oma Sena, destaca o espírito coletivo que sustenta o projeto. Segundo ela, mesmo sendo um negócio familiar, criado em homenagem à avó, as conquistas são compartilhadas entre todos. “O que um ganha, todo mundo ganha”, resume, ao reforçar a cultura de cooperação que marca a iniciativa.Em um moderno laboratório dá mais agilidade e precisão às análises feitas pela Anprovin
Qualidade e inovação
De acordo com Ronaldo Triacca, que participou diretamente da concepção do projeto, a estrutura representa um divisor de águas para o setor. “O laboratório surgiu de um anseio dos produtores. Antes, precisávamos enviar todas as amostras para o Rio Grande do Sul, o que encarecia o processo e, muitas vezes, comprometia a qualidade das análises. Agora, teremos agilidade, precisão e autonomia”, explica.
Com investimento de cerca de R$ 4 milhões, o espaço será um dos mais tecnológicos do país, equipado com aparelhos importados e estrutura de ponta. Segundo Triacca, o impacto vai além da operação das vinícolas: “Esse laboratório será fundamental para a certificação dos vinhos de inverno e para elevar ainda mais o padrão de qualidade da produção brasileira. Ele também abre portas para pesquisas e até para apoiar órgãos como o Ministério da Agricultura no futuro.”
O laboratório atenderá, inicialmente, as vinícolas associadas, mas também estará disponível para produtores do Distrito Federal, Goiás e outras regiões. A estrutura conta, ainda, com parcerias com a Embrapa Uva e Vinho e com a Embrapa Cerrados, além de um campo experimental que permitirá avanços significativos em pesquisa e desenvolvimento.
Outro avanço importante é a criação da Rota da Uva, um material disponível no site da Secretaria de Turismo do DF (Setur-DF), que convida moradores e visitantes a explorar as vinícolas da região, impulsionando o enoturismo e ampliando a experiência cultural e gastronômica em Brasília.
