...

...

No ar: ...

...

INVESTIGAÇÃO CRIMINAL: Entenda como funciona o processo de cadeia de custódia de provas

Publicada em: 01/08/2025 16:39 - JUSTIÇA EM PAUTA

 

Podcast da Defensoria Pública detalha o passo a passo de um processo de coleta de evidências para determinar se uma infração foi cometida;

Disponível no Spotify (veja link no fim da matéria), sexto episódio do podcast ‘Fala Aí’, DP-DF aborda mais um tema jurídico de interesse geral 

 

O sexto episódio do podcast Fala Aí, DPDF, da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), já está disponível. O programa traz uma conversa com a defensora pública Andreia Leardini, que atua no Núcleo de Assistência Jurídica Deusa Maria de Carvalho, em Ceilândia, e explica como funciona o processo de cadeia de custódia de provas em uma investigação criminal.

 

O capítulo detalha o passo a passo de um processo de coleta de evidências para determinar se uma infração foi cometida e por que se deve garantir a integridade das provas para confirmar se um crime foi cometido ou não. A convidada também explica as abordagens trazidas pela Lei nº 13.964, conhecida como Pacote Anticrime.

“Imaginem um aparelho celular sendo recolhido em uma cena de um crime”, exemplifica a defensora pública. “A cadeia de custódia garante que o objeto apreendido seja o mesmo que será periciado e inserido no processo para ser analisado por um juiz. Isso inclui a forma como ele foi embalado, lacrado, transportado, armazenado e como foram extraídas as informações do aparelho.”

Quinzenalmente, Fala Aí, DPDF apresenta entrevistas com defensores públicos, servidores e outros convidados, para fortalecer o vínculo entre a comunidade e a instituição, trazendo uma linguagem acessível e informação de qualidade a todos os cantos, dando voz e vez ao cidadão. O bate-papo serve de consulta para quem começa a trajetória na instituição e para profissionais que atuam na assistência jurídica. 

 

“Seja onde estiver, o cidadão pode escutar o 'Fala Aí, DPDF' e entender como procurar pelos nossos serviços e quais são os direitos que possui e não sabe”, reforça o defensor público-geral, Celestino Chupel.

 Acesse aqui este episódio do podcast. 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...